Volta às aulas: 6 passos para estudar melhor

Crianças

As férias de julho estão acabando, e com isso a rotina escolar do seu filho volta com tudo. Mas como fazer ele estudar de forma mais eficaz?

Vamos lá!

estudarComo alguém aprendeu a andar de bicicleta? Outra pessoa provavelmente lhe deu algumas lições e depois praticou muito. No começo, podemos encontrar algumas dificuldades, talvez até alguns tombos, mas se não desistirmos, realmente aprendemos a andar de bicicleta.

O seu filho pode aprender a estudar da mesma maneira. Ninguém nasce sabendo como estudar. É preciso aprender algumas habilidades de estudo e praticá-las.

Por que é preciso trabalhar as habilidades de estudo do seu filho? Isso fará com que ele aprenda e se saia bem em sala de aula, especialmente quando passa para o ensino fundamental e médio.

Aqui estão seis etapas para estudar de maneira mais eficaz:

 

  1. Preste atenção na aula.
  2. Faça boas anotações.
  3. Planeje com antecedência para provas e trabalhos.
  4. Divida para conquistar. (Se ele tem um monte de coisas para aprender, divida-o em pedaços menores.)
  5. Peça ajuda se ficar travado.
  6. Tenha uma boa noite de sono!

 

1. Preste atenção na sala de aula: bons estudos começam antes da lição de casa

Aqui está um pergunta: Você sabia que antes mesmo da criança sentar para estudar, ela já começou? Aqui está o que queremos dizer: quando um aluno presta atenção nas aulas e faz boas anotações, está iniciando o processo de aprender e estudar, dando uma boa base para as lições e estudos em casa.

Seu filho tem dificuldade em prestar atenção na aula? Está sentado ao lado de uma pessoa barulhenta? Acha difícil ver a lousa da sala de aula? Certifique-se de que ele está sentado em um bom lugar que o permita prestar atenção. Informe ao professor ou peça para ele conversar com vocês, pais, sobre qualquer problema que esteja impedindo-o de prestar atenção e tirar boas notas.

 

2. Boas anotações = Estudo mais fácil

O seu filho não sabe como fazer as melhores anotações? Peça para ele começar anotando os fatos que seu professor menciona ou escreve no quadro durante a aula. O melhor é fazer bom manuscrito para que seu filho possa ler as anotações mais tarde ou para fazer a lição de casa. Também é uma boa ideia manter anotações, questionários e trabalhos organizados por assunto.

 

3. Planeje com antecedência e você ficará satisfeito

estudarSomos todos culpados de adiar as coisas às vezes, mas deixar as crianças esperarem até a noite de quinta-feira para estudar para o teste de sexta-feira é péssimo para a educação do seu filho: além de ser irresponsável, isso não ajuda a realmente aprender a matéria. Uma das melhores maneiras de garantir que isso não aconteça é planejar com antecedência.

Use um tempo livre para fazer um calendário legal com o seu filho (algo que ele goste e que possa manter em sua mesa ou área de estudo) e anote as datas de conclusão de testes e trabalhos. Vocês podem planejar qual matéria estudar depois da escola todos os dias e quanto tempo gastar em cada tópico.

 

4. Divida para conquistar

Quando há muito que estudar, pode ajudar a dividir as coisas em pedaços. Digamos que seu filho tenha um teste com 20 páginas de conteúdo. Em vez de pensar em todas as palavras de uma só vez, tente dividi-las em partes de cinco páginas e trabalhar em um ou dois pedaços diferentes a cada noite.

Não se preocupe se a criança não se lembra de algo na primeira tentativa. É aí que entra a prática. Quanto mais dias ela gasta revendo alguma coisa, mais provável é que fique no seu cérebro.

Há também truques chamados dispositivos mnemônicos que podem ajudá-lo a lembrar de coisas: quando seu filho está tentando memorizar uma lista de coisas, invente uma frase que use a primeira letra de cada uma delas. Por exemplo, a criança está estudando ciências e aprendendo os oito planetas e sua ordem do sol? Pense: Minha Vó Têm Muitas Joias, Só Usa Novas para lembrar Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Seu professor também pode lhe dar ideias.

Outra maneira de terminar é estudar regularmente em vez de apenas a noite anterior. Você sempre pode revisar as anotações com o seu filho e ler juntos os capítulos em que ele estudou no dia. Ou, se ele estiver estudando matemática ou ciências, faça alguns problemas práticos.

Quanto tempo o seu filho deve estudar direto? A maioria dos cérebros só consegue prestar atenção por cerca de 45 minutos. Então, se ele está trabalhando há algum tempo e acha difícil prestar atenção, tente fazer uma pausa para um pouco de água ou um passeio pela casa.

 

5. Não se confunda – peça ajuda!

estudarA criança não vai conseguir estudar efetivamente se não entender o material. Certifique-se de pedir ajuda ao professor se ela estiver confusa sobre alguma coisa e, durante este período, estude junto com o seu filho, dando o apoio que ele precisa para entender a matéria (mas não precisa dar as respostas para ele, tá bom?). Ele consegue com um pouco de ajuda!

 

6. Durma bem!

Então o teste é amanhã e seu filho seguiu o plano de estudo, estudou tudo que precisava e não se sobrecarregou no último dia – mas de repente você consegue lembrar nada, nem mesmo de 2 + 2!

Não entre em pânico. O cérebro precisa de tempo para digerir todas as informações que ele adquiriu estudando. Alunos ficam nervosos antes de uma prova, mas encoraje-o a ter uma boa noite de sono e você ficará surpreso como ele se sentirá melhor de manhã.

Atividades para Crianças
Atividades para Crianças
Atividades para Crianças