Saiba como criar um ambiente adequado para os estudos

Em Família

 

Chegou a hora da famosa “lição de casa” do seu filho e você não sabe como ajudá-lo nessa missão? Confira 8 segredinhos que vão deixar os estudos em casa mais organizados, produtivos e divertidos. Com essas dicas, somadas ao seu incentivo, esses momentos podem se tornar bem legais para dar continuidade aquilo que ele aprendeu em sala de aula.

 

Então, mãos à obra!

 

O local certo para os materiais  

Ajude ele a escolher um lugar para guardar todo o material escolar de forma organizada. Pode ter certeza que se não achar os livros e cadernos, ele vai desanimar.

 

Cantinho dos estudos

É preciso que haja um lugar claro, arejado e com pouco barulho para os estudos em casa.

 

Diga tchau a tudo que tire o foco

Peça que seu filho desligue a televisão e tire de perto objetos e brinquedos que possam desviar sua atenção.

 

Roupas confortáveis

Seu filho precisa estar confortável o suficiente para poder aprender, mas não tanto que o faça querer dormir. O desafio é encontrar esse meio termo!

 

A internet pode ser amiga dos estudos

Mas, para isso, é preciso escolher sites confiáveis e apropriados para realizar as pesquisas.

 

Agenda de atividades

Uma agenda com todas as atividades da semana pode ajudar na organização das tarefas. Nela, seu filho pode incluir atividades como natação, balé, judô, futebol e inglês.

 

Sim, os exercícios podem ficar incompletos

Se seu filho ficou com dúvidas para concluir um exercício, incentive-o a pedir ajuda do professor para terminar aquela questão. Se ele teve dificuldades, outros colegas também podem ter tido.

 

Um passo de cada vez

Você pode orientá-lo a fazer um exercício por vez, começando pelos mais fáceis. As anotações da sala de aula podem ajudar e muito. Por isso, se for preciso, oriente que ele consulte no caderno a explicação e os exemplos dados em classe.

 

Tanto os alunos quanto os pais devem saber que a rotina de estudos não acaba na porta da escola. Em casa, o estudo deve continuar, sob a forma da lição de casa!

 

Fonte: Revista Nosso Amiguinho (maio de 2012)

Atividades para Crianças
Atividades para Crianças
Atividades para Crianças