Problemas de sono: causas, sintomas e dicas

Crianças
sono

sonoTrês em cada dez crianças até 12 anos exibem algum distúrbio do sono. A frequência é maior em bebês: quatro em cada dez deles não dormem bem.

O sono é uma necessidade vital, essencial para a saúde e o crescimento de uma criança. O sono promove alerta, memória e um bom desempenho. As crianças que dormem o suficiente têm maior probabilidade de funcionar melhor e são menos propensas a problemas comportamentais e de mau humor.

É por isso que é importante que os pais comecem cedo a se preocupar com a qualidade do sono do seu filho e ajudem-os a desenvolver bons hábitos de sono.

 

Quanto meu filho deve dormir?

Aos dois anos de idade, a maioria das crianças passa mais tempo dormindo e, no geral, uma criança passa 40% da infância dormindo.

O sono é especialmente importante para as crianças, pois afeta diretamente o desenvolvimento mental e físico.

sonoO ciclo normal é atingido por volta dos 8 anos.

No que diz respeito a quando e quantas horas devem as crianças dormir, é importante ressaltar que, nas últimas décadas os cientistas comprovaram que a temperatura do corpo, a digestão e outros processos biológicos, incluindo o sono, variam de acordo com o ritmo de um relógio interior.

Cada criança é diferente e tem diferentes necessidades de períodos de dormir, mas uma média de horas ideais para as crianças são:

 

Conforme as crianças vão crescendo, a quantidade de sono com movimento rápido dos olhos (REM) aumenta, e é durante essa fase do ciclo de sono que ocorrem os sonhos, incluindo os pesadelos.

 

Causas comuns:

Para a maioria das crianças, os problemas do sono são intermitentes ou temporários, e com frequência não exigem tratamento.

A maioria dos problemas em crianças está ligada a um comportamento difícil ao redor do tempo eles vão para a cama.

As crianças podem ter esses problemas desde muito novos, ou eles podem começar depois de entrar ou sair das férias, mudar de casa, estar doente, problemas familiares e de saúde ou começar escola.

Os pais podem resolver esses problemas: existem comportamentos que seus filhos possam aprender que farão a hora de dormir mais fácil e promover um sono melhor.

 

Problemas comuns:

sonoA insônia é um problema de sono que ocorre quando uma criança se queixa de dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo.

Ela pode ser de curto prazo devido a estresse, dor ou uma condição médica ou psiquiátrica, ou se tornar de longo prazo se a causa subjacente não for tratada ou se as práticas de sono saudáveis ​​não forem empregadas.

 

sonoPesadelos são sonhos assustadores que ocorrem durante o REM e despertam uma criança. Eles geralmente ocorrem na parte posterior da noite. Eles podem ser perturbadores e uma criança precisará de confiança quando eles ocorrerem. Pesadelos podem resultar de um evento assustador, estresse, dificuldade ou mudança na rotina de uma criança. O uso de uma luz noturna ou objeto de segurança geralmente facilita no processo.

 

A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) é um distúrbio de movimento que inclui sentimentos desconfortáveis ​​e desagradáveis ​​(por exemplo, engatinhar ou coçar) nas pernas, provocando um desejo irresistível de se mover. Esses sentimentos dificultam adormecer. A SPI pode ser tratada com mudanças nas rotinas na hora de dormir, aumento de ferro na dieta e possivelmente medicamentos.

sono

 

Sonilóquio ocorre quando a criança fala, ri ou chora em seu sono. Tal como acontece com os terrores do sono, a criança não tem consciência e não tem memória do incidente no dia seguinte. Geralmente não há necessidade de tratar a fala enquanto dorme.

 

sonoO sonambulismo é evidenciado em até 40% das crianças, geralmente entre as idades de três e sete anos. O sonambulismo geralmente ocorre uma hora ou duas após o início do sono e pode durar de cinco a 20 minutos. Como a privação do sono geralmente contribui para o sonambulismo, mover-se antes de dormir pode ser útil.

 

Terrores do sono ocorrem no início da noite. Uma criança pode gritar e ficar angustiada, embora não esteja acordada ou consciente durante um terror do sono. Podem ser causados ​​por não dormir o suficiente, um horário de sono irregular, estresse ou dormir em um novo ambiente. Aumentar o tempo de sono ajudará a reduzir a esses eventos.

 

sonoO ronco ocorre quando há um bloqueio parcial na via aérea que causa um ruído devido à vibração da parte posterior da garganta. Pode ser causado por congestão nasal, adenoides aumentadas ou amígdalas que bloqueiam as vias aéreas. Algumas crianças que roncam podem ter apneia.

 

Apneia do sono é quando o ronco é alto e a criança está tendo dificuldade para respirar, o que pode ser um sinal de um distúrbio mais grave, a apneia obstrutiva. Ela é caracterizada por pausas na respiração durante o sono, causadas por passagens aéreas bloqueadas, resultando em despertares repetidos, e tem sido associada à sonolência diurna, problemas acadêmicos e hiperatividade.

 

Dicas para melhorar o sono da criança

  1. Estabeleça um horário regular para dormir todas as noites. Da mesma forma, a duração do período de dormir não deve diferir do dia da semana ao fim de semana em mais de uma hora e meia.
  2. Crie uma rotina relaxante na hora de dormir, como um banho quente ou ler uma história.sono
  3. Não dê às crianças qualquer alimento ou bebida com cafeína menos de seis horas antes de dormir. Isso inclui refrigerantes!
  4. Verifique se a temperatura no quarto é confortável e se o quarto é escuro.
  5. Certifique-se de que o nível de ruído na casa seja baixo.
  6. Evite dar às crianças grandes refeições perto da hora de dormir.
  7. Faça do tempo depois do jantar um momento relaxante, pois muita atividade perto da hora de dormir pode manter as crianças acordadas.
  8. Não deve haver televisão, computador, telefone celular, rádio ou música tocando enquanto a criança vai dormir. A TV e os videogames devem ser desligados pelo menos uma hora antes de dormir.
  9. Bebês e crianças devem ser colocados na cama quando parecem cansados, mas ainda acordados (em vez de adormecer nos braços de seus pais, ou em outra sala). Os pais devem evitar ir para a cama com uma criança para que ela durma.

 

Fale com o médico do seu filho se essas dicas não ajudarem ou se você precisar de orientação adicional. Para saber mais como cuidar da educação e saúde de seu filho clique aqui.

 

Atividades para Crianças
Atividades para Crianças
Atividades para Crianças