Posso fazer pilates durante a gravidez?

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O período da gravidez é um momento especial para as mulheres que desejam tornar-se mães. Apesar disso, tantas mudanças podem causar preocupações ou gerar estresse para a futura mamãe.

Um dos fatores que fica em evidência é a saúde física e o cuidado com o corpo. Inevitavelmente o corpo da mulher vai sofrer alterações ao longo dos meses e a prática de exercícios é importante. Aí vem a dúvida: qual exercício é seguro?

O Pilates é uma das práticas mais indicadas para as mulheres grávidas, sendo ideal para quem já praticava o exercício antes da gravidez. Entre os maiores benefícios estão o fortalecimento do cinturão abdominal e do assoalho pélvico e diminuição das dores lombares.

Mas vá com calma! Em primeiro lugar, faça o acompanhamento adequado e siga as instruções do seu médico.

Para as grávidas que já possuem um bom condicionamento físico, o maior perigo é achar que estão bem e acabarem tendo uma lesão sem necessidade. Afinal, querendo ou não o ritmo é outro durante a gravidez.

Para quem não tinha o costume de praticar esportes pode vir a tentação de querer “recuperar o tempo perdido”. Fuja desta tentação!

Durante o primeiro trimestre, normalmente a maioria das grávidas não é liberada para praticar novos exercícios. Para quem for continuar a prática, o ideal é evitar os exercícios muito intensos ou com isometrias prolongadas. A ordem é qualidade, não complexidade.

Ao longo da gestação os exercícios precisam ser adaptados à cada fase, para que a prática seja confortável e benéfica.

E lembre-se: alie a prática dos exercícios à uma alimentação saudável e balanceada!

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