O que é chulé?

Crianças

chuléEles são seus pezinhos ou pãezinhos. O que quer que você os chame, os pés são uma parte importante do corpo. Sem eles, você não podia ficar de pé, andar por aí ou correr. Na verdade, seus pés trabalham tanto para você que às vezes ficam suados. E fedorentos. O nome comum é chulé!

Pense em um dia quente de verão, quando você anda por um parque de diversões a tarde toda e seus pés estão naqueles tênis há muito tempo! No carro de volta para casa, você decide tirar os sapatos e descobre que está com chulé!

Chulé é o nome popular dado quando a bromidrose acontece nos pés, mais precisamente podobromidrose, e é causado pelo suor excessivo na planta dos pés e agravada pela falta de higiene.

E as bactérias são as culpadas. Essas pequenas criaturas normalmente habitam seus pés e amam lugares escuros e úmidos como o interior de sapatos suados. Eles se multiplicam em suor, então se você não usa meias, isso realmente faz com que elas cresçam.

Estas bactérias comem células mortas da pele e óleos da sua pele. Suas colônias crescerão e começarão a se livrar dos resíduos na forma de ácidos orgânicos. São aqueles ácidos orgânicos que cheiram mal.

E para 10% a 15% das pessoas, o cheiro é muito ruim. Por quê? Porque seus pés estão suados demais e se tornam lar de bactérias chamadas Kyetococcus sedentarius. Essas bactérias produzem mais do que apenas ácidos orgânicos fedidos – elas também produzem material chamado compostos de enxofre volátil. Esses compostos de enxofre geralmente são cheiros poderosos e terríveis. Se você já sentiu o cheiro de um ovo podre, sabe como é o cheiro de compostos voláteis de enxofre podem ser fortes.

 

O que você pode fazer?

Geralmente não há necessidade de se preocupar com esse odor, mas se o fedor o incomodar ou alguém perceber, você pode procurar ajuda para resolver esse “problema”.

Então, como você pode impedir seus pés de acumularem esse cheiro? Bem, você pode não ser capaz de eliminar completamente o cheiro, mas se você reduzir o suor, diminuirá o odor.

Por isso, tome esses cuidados com os pés dos seus filhos:

Seja limpo. Lave seus pés todos os dias. Mergulhar os pés em uma banheira de água e esfregar pode ser melhor do que apenas deixar o chuveiro espirrar água neles. Certifique-se de secar os pés quando terminar, inclusive entre os dedinhos.

chuléUse as meias certas. Algodão, algumas lãs e malhas especiais feitas para atletas absorverão o suor e permitirão que seus pés respirem. Coloque um par novo todos os dias ou se as meias ficarem úmidas.

Certifique-se de que seus sapatos não estão muito apertados. Se eles são, seus pés podem suar mais do que o normal.

Troque sapatos com frequência. Usar os mesmos sapatos todos os dias pode torná-los mais suscetíveis ao acúmulo de bactérias. Deixe-os secar por alguns dias antes de usá-los novamente.

Mate esses germes. Você também pode lavar os pés com sabonete antibacteriano. E deixar os sapatos expostos ao sol para ajudar a eliminar as bactérias.

Lave sapatos ou palmilhas. Algumas palmilhas ou sapatos, especialmente tênis, podem ser laváveis ​​- uma ótima maneira de matar odores e obter sapatos de cheiro limpo novamente. Certifique-se de secá-los completamente antes de usá-los.

Evite sapatos feitos de plástico. O plástico e alguns outros materiais emborrachados não deixam seus pés respirarem e, por consequência, aumenta o suor e o odor.

Vá descalço. Deixe seus pés ao ar livre, especialmente à noite. Mas não ande muito descalço porque isso pode convidar certas bactérias (como a Kyetococcus) a viver no seu pé!

Não compartilhe sapatos ou toalhas com outras pessoas. Se o fizer, pode transferir bactérias que causam mau cheiro dos pés de outras pessoas para os seus.

 

Se você ainda tiver problemas com o chulé, converse com o seu pediatra e você pode procurar algumas soluções como sabonetes específicos ou palmilhas para combate a odores.

Para a maioria das pessoas, o odor do pé pode ser controlado. A pior parte de ter pés fedidos é que é embaraçoso. Se você está preocupado com isso, apenas mantenha seus sapatos quando estiver em situações sociais, como quando você está na escola ou em um carro.

Em casa, mantenha os pés limpos e vá descalço para que eles tomem um pouco de ar. Se seus pés estiverem limpos e secos, essas bactérias terão que encontrar o almoço em outro lugar!

Atividades para Crianças
Atividades para Crianças
Atividades para Crianças