Meu filho tem pesadelo, e agora?

Crianças

pesadeloMesmo as crianças pequenas podem falar sobre ter sonhos – agradáveis ​​e assustadores, conhecido como pesadelo. Quase toda criança tem um sonho assustador ou perturbador de vez em quando. Mas os pesadelos parecem ter um pico durante os anos pré-escolares, quando o medo do escuro é comum.

Os pesadelos não são completamente evitáveis, mas os pais podem preparar a rotina do seu filho para noites de sono tranquilas. Dessa forma, quando alguns pesadelos se infiltrarem, um pouco de conforto pode rapidamente aliviar a mente de seu filho.

 

Quando os pesadelos acontecem?

Pesadelos – como a maioria dos sonhos – acontecem durante o estágio do sono quando o cérebro está muito ativo. As imagens vívidas que o cérebro está processando podem parecer tão reais quanto as emoções que podem desencadear.

Essa parte do sono é conhecida como “movimento rápido dos olhos” ou estágio REM porque os olhos estão se movendo rapidamente sob as pálpebras fechadas. Pesadelos tendem a acontecer durante a segunda metade de uma noite de sono, quando os períodos REM são mais longos.

Quando as crianças acordam de um pesadelo, suas imagens ainda estão frescas e podem parecer reais. Por isso, é natural que eles se sintam amedrontados e perturbados e chamem a atenção dos pais para o conforto.

Por volta da idade pré-escolar, as crianças começam a entender que um pesadelo é apenas um sonho – e que o que está acontecendo não é real e não pode machucá-las. Mas saber disso não impede que eles se sintam assustados. Até as crianças mais velhas sentem medo quando acordam de um pesadelo.

 

O que causa pesadelos?

Ninguém sabe exatamente o que causa pesadelos. Sonhos e pesadelos parecem ser uma forma de as crianças processarem pensamentos e sentimentos sobre as situações que enfrentam e de lidar com preocupações.

pesadeloAlguns podem acontecer quando uma criança está estressada ou lidando com uma mudança. Eventos ou situações que possam parecer perturbadores – como se mudar, frequentar uma nova escola, o nascimento de um irmão ou tensões familiares – também podem se refletir em sonhos inquietantes.

Às vezes, os pesadelos fazem parte da reação de uma criança ao trauma – como um desastre natural, um acidente ou uma lesão. Para algumas crianças, especialmente aquelas com boa imaginação, ler livros assustadores ou assistir a filmes de terror ou programas de TV pouco antes de dormir podem inspirar pesadelos.

Às vezes, um pesadelo tem pedaços e partes reconhecíveis dos eventos e experiências do dia, mas com um toque assustador. Uma criança pode não se lembrar de todos os detalhes, mas geralmente pode lembrar algumas das imagens, personagens ou situações e as partes assustadoras.

 

Encorajando doces sonhos

Os pais não podem evitar pesadelos, mas podem ajudar as crianças a terem uma boa noite de sono – e isso encoraja bons sonhos.

Para ajudá-los a relaxar quando for hora de dormir, certifique-se de que a criança:

  • Tenha um horário regular de dormir e acordar.
  • Tenha uma rotina de sono que os ajude a desacelerar e sentir-se segura e protegida enquanto adormece. Isso pode incluir um banho, um abraço dos pais, ler ou algum livro calmo.
  • Tenha uma cama que é um lugar aconchegante e tranquilo para se acalmar, um brinquedo favorito, bicho de pelúcia ou luz noturna pode ajudar.
  • Evite filmes de terror, programas de TV e histórias antes de dormir – especialmente se eles provocaram pesadelos antes.
  • Saiba que pesadelos não são reais, que são apenas sonhos e não podem machucá-los.

 

Depois de um pesadelo

Veja como ajudar seu filho a lidar com um pesadelo:

Tranquilize seu filho que você está lá. Sua presença calma ajuda seu filho a se sentir seguro e protegido depois de acordar com medo. Saber que você estará lá ajuda a fortalecer o senso de segurança dele.

Explique o que aconteceu. Deixe seu filho saber que foi um pesadelo e agora acabou. Você pode dizer algo como: “Você teve um pesadelo, mas agora está acordado e está tudo bem”. Tranquilize seu filho que as coisas assustadoras do pesadelo não aconteceram no mundo real.

Ofereça conforto. Mostre que você entende que seu filho está com medo e está tudo bem. Lembre ao seu filho que todos sonham e às vezes os sonhos são assustadores, perturbadores e podem parecer muito reais, por isso é natural sentir medo deles.

pesadeloFaça sua mágica. Com pré-escolares e crianças em idade escolar que têm imaginação vívida, os poderes mágicos de seu amor e proteção podem fazer maravilhas. Você pode ser capaz de fazer os monstros fingirem desaparecer com uma dose de spray de monstro. Vá em frente e verifique o armário e debaixo da cama, tranquilizando o seu filho que tudo está protegido.

Iluminação de humor. Uma luz noturna ou uma luz de corredor pode ajudar as crianças a se sentirem seguras em uma sala escura enquanto se preparam para voltar a dormir. Um abajur pode ser um bom caçador de pesadelo.

Ajude seu filho a voltar a dormir. Oferecer algo reconfortante pode ajudar a mudar o clima. Tente qualquer um desses para ajudar na transição de volta ao sono: um animal de pelúcia favorito para segurar, um cobertor, travesseiro, luz noturna ou música suave. Ou discuta alguns sonhos agradáveis ​​que seu filho gostaria de ter.

Seja um bom ouvinte. Não há necessidade de falar mais do que brevemente sobre o pesadelo na madrugada – apenas ajude seu filho a se sentir calmo, seguro e protegido, e pronto para voltar a dormir. Mas de manhã, seu filho pode querer contar tudo sobre o sonho assustador de ontem à noite. Ao falar sobre isso – talvez até mesmo desenhar o sonho ou escrever sobre ele – à luz do dia, muitas imagens assustadoras perdem seu poder. Seu filho pode gostar de pensar em um novo final para o sonho assustador.

Para a maioria das crianças, os pesadelos só acontecem de vez em quando, não são motivo de preocupação e simplesmente exigem o conforto e a tranquilidade dos pais. Converse com seu médico se pesadelos muitas vezes impedirem que seu filho durma o suficiente ou se eles acontecerem junto com outros problemas emocionais ou comportamentais.

 

O que são terrores noturnos?

A maioria dos pais consola o filho depois do pesadelo ocasional, mas se seu filho já teve o que é conhecido como um terror noturno (ou terror do sono), seu medo provavelmente era inconsolável, não importa o que você tentasse.

Um terror noturno é uma perturbação do sono que parece semelhante a um pesadelo, mas é muito mais dramática. Embora os terrores noturnos possam ser alarmantes para os pais que os testemunham, geralmente não são motivo de preocupação ou sinal de um problema médico mais profundo.

 

Quais são os sinais e sintomas dos terrores noturnos?

Durante um terror noturno, uma criança pode:

  • De repente, sentar-se na cama;
  • Gritar ou falar angustiado;
  • Ter respiração mais rápida e um batimento cardíaco mais rápido;
  • Estar suando;
  • Ficar com medo e agitado.

Depois de alguns minutos, ou às vezes mais, a criança simplesmente se acalma e volta a dormir.

Ao contrário dos pesadelos, que as crianças muitas vezes recordam o que sonhou, as crianças não terão qualquer lembrança de um terror noturno no dia seguinte porque estavam em sono profundo quando isso aconteceu – e não há imagens mentais a serem lembradas.

 

O que causa os terrores noturnos?

Os terrores noturnos são causados ​​pelo excesso de excitação do sistema nervoso central (SNC) durante o sono.

O sono acontece em vários estágios. Temos sonhos – incluindo pesadelos – durante o estágio de movimento rápido dos olhos (REM). Já os terrores noturnos acontecem durante o sono profundo não-REM, ou seja, um terror noturno não é tecnicamente um sonho, mas mais uma súbita reação de medo que acontece durante a transição de um estágio do sono para outro.

Os terrores noturnos geralmente acontecem cerca de 2 ou 3 horas depois que uma criança adormece, quando o sono passa do estágio mais profundo do sono não-REM para o sono REM mais leve. Geralmente esta transição é suave. Mas às vezes, uma criança fica chateada e assustada – e essa reação ao medo é um terror noturno.

 

Quem tem terrores noturnos?

Terrores noturnos foram notados em crianças que:

  • Estão cansadas, doentes ou estressadas,
  • Estão tomando um novo remédio,
  • Dormem em um novo ambiente ou longe de casa,
  • Não dormem o suficiente,
  • Tomam muita cafeína, como em refrigerantes.

Os terrores noturnos são relativamente raros – ocorrem em apenas 3% a 6% das crianças, enquanto quase todas as crianças terão um pesadelo ocasionalmente. Os terrores noturnos geralmente acontecem em crianças entre 4 e 12 anos de idade, mas foram relatados em bebês de até 18 meses.

Algumas crianças podem herdar uma tendência para terrores noturnos – cerca de 80% delas têm um membro da família que também teve.

Uma criança pode ter um único acontecimento de terror noturno ou vários antes de parar de acontecer. Na maioria das vezes, terrores noturnos simplesmente desaparecem sozinhos quando o sistema nervoso amadurece.

 

Como posso ajudar meu filho?

Os terrores noturnos podem ser muito perturbadores para os pais, que podem se sentir desamparados quando não conseguem consolar seu filho. A melhor maneira de lidar com um terror noturno é esperar pacientemente e garantir que seu filho não se machuque se estiver se debatendo. As crianças geralmente se acalmam e voltam a dormir por conta própria em poucos minutos.

É melhor não tentar acordar as crianças durante um terror noturno. Isso geralmente não funciona, e as crianças que acordam provavelmente ficam desorientadas e confusas, e podem levar mais tempo para se acalmar e voltar a dormir.

Não há tratamento para terrores noturnos, mas você pode ajudar a evitá-los. Tente:

  • Reduzir o estresse do seu filho,
  • Criar uma rotina de dormir que seja simples e relaxante,
  • Fazer com que seu filho tenha descanso suficiente,
  • Ajudar o seu filho a não ficar sobrecarregado,
  • Não deixe seu filho ficar acordado até tarde.

Se seu filho tiver um terror noturno na mesma hora todas as noites, você pode tentar acordá-lo 15 a 30 minutos antes para ver se isso ajuda a evitar isso.

Compreender os terrores noturnos pode aliviar sua preocupação – e ajudá-lo a ter uma boa noite de sono sozinho. Mas, se os terrores noturnos acontecerem repetidamente, converse com seu médico sobre se é necessário encaminhá-lo a um especialista do sono.

Atividades para Crianças
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