Feira de ciências em casa: aprendendo sobre bactérias

Logo pensamos em coisas ruins e ficamos preocupados quando ouvimos falar em bactérias. Queremos deixa-las bem longe de nossas casas e nossos filhos. Mas e se você descobrisse que a presença delas é inevitável?

As bactérias estão por toda parte e são distintas entre si. Elas variam em formatos e até mesmo em funcionalidade. Muitas delas são de fato nocivas a nossa saúde, mas outras podem até ser úteis.

Se por um lado existem as bactérias que desencadeiam graves doenças, por outro existem aquelas que ajudam na produção de iogurte, por exemplo. Mas aonde vamos chegar com esse assunto?

Seu filho precisa ter conhecimento a respeito do fato de que existe todo tipo de bactéria. E mais: você deve ensiná-lo o que fazer para deixar as nocivas bem longe de casa e do corpo dele.

A Revista Nosso Amiguinho (pág. 16 – abril 2012) elenca uma série de atitudes que toda família deve praticar para evitar a proliferação das terríveis bactérias:

– Lavar as mãos antes das refeições

-Escovar os dentes

-Tomar banho

-Higienizar frutas, legumes e verduras

-Combater moscas e mosquitos

Às vezes, as crianças tentam fugir do banho ou até mesmo esquecem de escovar os dentes. Mas não desista de ensiná-las sobre a importância desses hábitos. Reforce que, caso eles não sejam praticados, várias bactérias nocivas aparecerão.

Talvez esse conceito de bactérias não esteja ao alcance da compreensão dos pequenos, já que nossos olhos nem sempre conseguem vê-las. Para resolver esse problema, a Revista Nosso Amiguinho (pág. 16 e 17 – abril 2012) sugere uma experiência científica bastante didática. Vale a pena colocá-la em prática com a família inteira. Veja!

Material Necessário:

-3 cubos de caldo de carne

-1 litro de água

-5 copos transparentes

-1 colher (sopa) de vinagre

-1 colher (sopa) de sal

-2 colheres (sopa) de açúcar

-2 colheres (sopa) de suco de limão

Como fazer:

  • Prepare uma espécie de sopa com a água e o caldo de carne
  • Distribua a sopa nos copos, enchendo até a metade de cada um deles e deixando que o líquido esfrie logo em seguida.
  • No primeiro copo, coloque vinagre e misture.
  • No segundo copo, coloque sal e misture.
  • No terceiro copo, coloque açúcar e misture.
  • No quarto copo, coloque suco de limão e misture.
  • No quinto copo, não coloque nada.
  • Durante uma semana, observe os copos. Em quais deles surgiu bolor? Em qual não surgiu? Qual substância conserva melhor os alimentos, não permitindo que as bactérias o estraguem?

Lembrando que essa experiência precisa ser realizada com o acompanhamento de um adulto. Ela é eficaz para mostrar a ação das bactérias para a família inteira.

Vídeos dos Especialistas
Vídeos dos Especialistas
Vídeos dos Especialistas