Dia Mundial da Infância: um panorama da realidade das crianças

Crianças
crianças

criançasHoje, 21 de março, é comemorado o Dia Mundial da Infância, estabelecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), com a ideia de levantar uma conscientização mundial sobre as condições sociais, educacionais, de saúde que são realidade das crianças em todo o mundo.

A infância é a primeira etapa da vida e responsável por um grande desenvolvimento das relações sociais e educacionais da criança.

Por isso, a formação da criança deve ser com base em dar todo o respaldo necessário para que a mesma cresça em um ambiente saudável e tenha a possibilidade de desenvolvimento pleno.

De acordo com a Declaração dos Direitos da Criança, todo menor tem diversos direitos, como à igualdade, a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social, a educação gratuita, a alimentação, moradia e assistência médica adequadas e a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.

 

Realidade

criançasAo olharmos ao redor do mundo hoje, somos confrontados com uma desconfortável realidade: milhões de crianças passam por algum tipo de trauma que não deveriam por direito durante a infância.

Mesmo sabendo que há um grande progresso na redução da mortalidade infantil, na entrada de crianças na escola e tirando milhões da pobreza.

Muitas das intervenções por trás desse progresso, como vacinas e uma melhor nutrição, – têm melhorado a qualidade de vida de crianças que vivem em zonas de conflito.

O surgimento da tecnologia digital e móvel e outras inovações tornaram mais fácil e econômico o fornecimento de serviços em locais de difícil comunidades, expandindo melhores oportunidades para as crianças e famílias em maior risco.

Entretanto, alguns dados nacionais e mundiais são alarmantes e precisam de

 

Dados atuais do Brasil e mundo

criançasDesnutrição

Quase seis milhões de crianças morrem anualmente por fraqueza no sistema imunológico, que é causada por fome e desnutrição. Esse quadro de saúde dificulta a cura de doenças infecciosas, como malária e sarampo, comum em países em desensolvimento.

 

Trabalho Infantil

criançasDe acordo com a Unicef, 158 milhões de crianças menores de 15 anos são vítimas de trabalho infantil em todo o mundo, sendo que 70% destas crianças trabalham na agricultura em áreas rurais onde o acesso à educação é precarário.

No Brasil, cerca de quatro milhões de crianças trabalham com agricultura e apenas 29% recebem alguma remuneração pelo trabalho. Já entre crianças de 5 a 9 anos, a quantidade diminuí para somente 7% que recebem pagamento.

Prostituição Infantil e Pedofilia

criançasPara a Unicef, três mil crianças são introduzidas no mercado do sexo por dia, mas, como é difícil estimar com precisão este número, alguns pesquisadores acreditam que este dado deve ser quatro vezes maior que o publicado.

Segundo a ONU, cerca de 150 milhões de meninas e 73 milhões de meninos foram abusados sexualmente no mundo em 2015.

Já no Brasil, a Organização Mundial do Trabalho (OIT) apontam que 100 mil crianças são vítimas de exploração sexual.

Violência

criançasDe acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorrem 53 mil homicídios infantis no mundo anualmente.

Segundo a Unicef, entre 133 milhões e 275 milhões de crianças são vítimas ou testemunhas de violência em casa.

 

Na maior parte, estes acontecimentos poderiam ser resolvidos com um compromisso político e união para chegar a melhores soluções entre os líderes de cada país. Nós, como cidadãos, deveríamos juntar forças para combater a desigualdade e alcançar as crianças que estão sendo deixados para trás.

O que você ja fez?

Atividades para Crianças
Atividades para Crianças
Atividades para Crianças