Como evitar o desperdício dentro de casa?

As crianças não estão no controle das finanças da família e, por isso, não têm muita noção a respeito dos gastos. Para elas, não há problema algum em passar vários minutos no banho ou deixar muita comida no prato.

Os pais devem estar atentos aos desperdícios de seus pequenos. Desperdiçar significa jogar fora algo que poderia ser utilizado ainda ou até mesmo comprar alguma coisa sem necessidade. Além de ser um mau negócio para as finanças do lar, essas coisas prejudicam o meio ambiente, visto que aumenta o consumo de seus preciosos recursos.

É na infância que começamos a formar consumidores conscientes. Sendo assim, o que você está fazendo para que seu filho ajude a família inteira a economizar e de quebra ainda tenha uma consciência ambiental desenvolvida?

Afinal, mesmo na infância podemos desenvolver responsabilidades. As crianças precisam aprender hábitos saudáveis para o meio ambiente e para o bolso da família. Esses hábitos saudáveis consistem sobretudo em não desperdiçar!

O desperdício deve ser afastado da rotina da família. Sabe como fazer isso? A Revista Nosso Amiguinho (edição abril 2012, p. 8) sugere alguns desses hábitos saudáveis para serem inclusos no dia a dia dentro de casa.

-Faça uma lista de compras no supermercado, incluindo apenas aquilo que é necessário para a família. Chame as crianças para ajudar nessa tarefa! E lembre-se: não compre algo sem necessidade apenas porque está barato.

-Guarde os alimentos em recipientes adequados e em porções menores para o consumo de uma vez só. Assim, você evitam o manuseio daquilo que será consumido posteriormente.

-Prepare os alimentos de acordo com a quantidade que será consumida. Dessa forma, não haverá sobras e desperdícios no lixo.

-Reutilize produtos, como potes e garrafas de produtos.

-Não compre aquilo que você pode consertar ou transformar.

-Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando e não passe tempo demais no banho.

-Feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes.

-Ao lavar a roupa, junte a maior quantidade de peças possíveis para fazer tudo de uma vez só e poupar o consumo de água.

Esses hábitos, sugeridos pela revista, devem ser praticados pela família como um todo. Lembrando sempre que os pais ensinam os filhos de diversas maneiras, principalmente através do exemplo. Não adianta cobrar uma determinada postura dos pequenos se os próprios adultos deixam a desejar.

Vídeos dos Especialistas
Vídeos dos Especialistas
Vídeos dos Especialistas