Acne: o mal da adolescência

Crianças

acneSe você é um adolescente, as chances são muito boas que você tenha acne. Quase 8 em 10 adolescentes têm acne, assim como muitos adultos.

A acne é tão comum que é considerada uma parte normal da puberdade. Entretanto, mesmo sabendo disso, não é legal ver que apareceu uma grande espinha no seu rosto. Então, o que é acne e o que você pode fazer sobre isso?

Ao contrário do que você pode ter ouvido, a acne não é causada se a sua pele está suja. A acne é causada por glândulas de óleo hiperativas na pele e um acúmulo de óleo, células mortas da pele e bactérias, o que leva à inflamação nos poros.

As glândulas se tornam estimuladas quando os hormônios se tornam ativos durante a puberdade, razão pela qual as pessoas tendem a ter acne na adolescência. Como a tendência de desenvolver acne é parcialmente genética, se outras pessoas da sua família tiverem (ou tiverem) acne, é mais provável que você também a desenvolva.

 

O que é acne?

A acne é uma condição da pele que aparece como tipos diferentes de saliências, que podem ser cravos, espinhas ou cistos. Adolescentes ficam com acne por causa das mudanças hormonais que vêm com a puberdade.

Se os pais tiveram acne como adolescentes é mais provável que você também. A boa notícia é que, para a maioria das pessoas, a acne desaparece quase completamente quando os jovens saem da adolescência.

Os folículos capilares, ou poros, na sua pele contêm glândulas sebáceas, que produzem sebo, o qual é um óleo que lubrifica o cabelo e a pele. Na maioria das vezes, as glândulas sebáceas produzem a quantidade certa de sebo. À medida que o corpo começa a amadurecer e se desenvolver, os hormônios estimulam as glândulas sebáceas a produzir mais.

Os poros ficam entupidos se houver muito sebo e muitas células mortas da pele. Bactérias (especialmente uma chamada Propionibacterium acnes) podem ficar presas dentro dos poros e se multiplicar. Isso causa inchaço e vermelhidão – o início da acne.

Se um poro fica entupido, mas permanece aberto, a superfície superior pode escurecer, o que é um cravo. Às vezes, a parede do poro se abre, permitindo que o sebo, as bactérias e as células mortas cheguem até a pele – e você fica com uma pequena protuberância vermelha chamada espinha (às vezes, as espinhas têm a parte superior cheia de pus da pele, que é a reação do corpo à infecção bacteriana).

 

Como resolver?

Para ajudar a evitar o acúmulo de óleo que pode contribuir para a acne, lave o rosto uma ou duas vezes por dia com sabão neutro e água morna. Não esfregue o rosto com uma toalha – a acne não pode ser lavada, e esfregar pode piorar irritando a pele e os poros. Tente limpar seu rosto o mais suavemente que puder.

acneSe você usa maquiagem ou protetor solar, certifique-se de que esteja etiquetado como indicado para quem tem pele oleosa. Isto significa que não vai entupir os poros e contribuir para a acne. E quando você estiver lavando o rosto, certifique-se de tirar um tempo para remover toda a sua maquiagem para não entupir os poros.

Se você usar sprays de cabelo ou gel, tente mantê-los longe do seu rosto, pois eles também podem entupir os poros. Se você tem cabelos compridos que tocam seu rosto, lembre-se de lavá-lo com frequência suficiente para manter o óleo afastado.

Algumas pessoas percebem que a sua crise de acne fica mais severa quando comem muito de um determinado alimento. Se você é um deles, vale a pena tentar cortar a comida para ver o que acontece.

 

Mitos e fatos sobre acne

Você acha que já sabe tudo o que há para saber sobre a acne? Você pode se surpreender que algumas das coisas que você ouviu sobre o assunto – como o que a causa e como lidar com ela – não são realmente verdadeiras.

 

Mito 1: O bronzeamento limpa a pele.

Fato: Embora um bronzeado possa mascarar temporariamente a acne, o sol pode tornar a pele seca e irritada, levando a mais ocorrências no futuro. Na verdade, não há nenhuma ligação entre a exposição ao sol e a prevenção da acne, mas os raios solares podem causar envelhecimento prematuro e câncer de pele. Sempre proteja sua pele, escolhendo um filtro solar de pelo menos SPF (fator de proteção solar) 30 que seja específico para a sua pele, o que significa que não vai entupir os poros.

 

Mito 2: Quanto mais você lavar o rosto, menos espinhas você terá.

Fato: Apesar de lavar o rosto ajuda a remover a sujeira e óleo dos poros, lavar muito pode levar a secura e irritação, causando mais acne. Além disso, evite esfregar o rosto, o que pode irritar a pele. Como regra geral, lave o rosto duas vezes ao dia com sabão neutro e água em movimentos circulares e seque delicadamente quando terminar.

 

acneMito 3: Estourar espinhas some com elas mais rápido.

Fato: Espremer uma espinha pode fazer com que pareça menos perceptível temporariamente, mas faz com que ela permaneça por mais tempo, pois, ao espremer, você pode realmente empurrar as bactérias, células mortas da pele e óleo ainda mais na pele, causando mais inchaço e vermelhidão – e, às vezes, causando uma marca vermelha ou cicatriz. Às vezes, as marcas podem durar muitos meses e as cicatrizes duram para sempre.

 

Mito 4: Não use maquiagem se você quiser uma pele sem espinhas.

Fato: Desde que você escolha cosméticos específicos para sua pele, eles não devem causar espinhas. Na verdade, alguns corretivos agora contêm propriedades que até ajudam no tratamento.

Se você tem crises moderadas e graves, no entanto, converse com seu médico ou dermatologista sobre os melhores cosméticos para usar.

 

Mito 5: Se você continuar com espinhas, use mais remédios contra acne até que parem.

Fato: Como o remédio para acne contém agentes secantes como o peróxido de benzoílo e o ácido salicílico, o uso excessivo pode causar ressecamento, levando à irritação da pele e mais manchas.

Se os tratamentos parecem não funcionar para você, converse com seu médico ou dermatologista. Além disso, se você estiver tomando um remédio contra acne, certifique-se de seguir as instruções do seu médico – alguns medicamentos podem levar até 8 semanas para fazer uma diferença real.

 

E se eu tiver a acne de qualquer maneira?

Não há maneira de prevenir efetivamente a acne, mas essas dicas podem ajudar a reduzir o número e a gravidade:

  • Lavar a pele é essencial (ajuda a remover os óleos superficiais em excesso e as células mortas da pele que podem entupir os poros), mas a lavagem excessiva pode causar danos ao exagerar na pele ou irritar.
  • Lembre-se de lavar após o exercício físico porque o suor pode entupir os poros e piorar a sua pele. Se você trabalha com alimentos gordurosos ou com óleo, ou se está suando com o calor ou porque está trabalhando duro, lave o rosto e outras áreas propensas à acne o mais rápido possível.
  • Se você usa produtos para a pele, como loções ou maquiagem, procure por aqueles específicos para pele oleosa e com espinhas, o que significa que eles não entopem os poros.
  • Se você tem acne em áreas como o peito ou nas costas, evite usar roupas apertadas, que podem se esfregar e causar irritação.
Atividades para Crianças
Atividades para Crianças
Atividades para Crianças