Desbravando nossa história!

Colunistas

Conhece a história de Jacques Cousteau? Convidamos você a mergulhar nas aventuras do francês que desbravou mares do mundo a fora e deixou marcas inesquecíveis para todos nós!

Ele nasceu em 11 de junho 1910 e morreu em 25 de junho de 1997, aos 87 anos. Ainda quando tinha 10 anos já começou a mergulhar e foi aí que surgiu uma paixão pela natureza e, especialmente, pelo mar. Por causa disso, aos 20, ingressou na Marinha.

Em uma viagem à Indochina, ele ficou surpreso ao ver como os pescadores do lugar mergulhavam sem equipamento, em mar aberto. Então, em 1943 Cousteau criou uma roupa de mergulho que revolucionou os equipamentos da época. Com o dinheiro que ele ganhou com esse invento, passou a se dedicar à exploração marítima.

Logo, o mergulhador começou a avisar o mundo do risco que a vida corria no planeta. E, por isso, ele escreveu Os Direitos das Futuras Gerações, uma declaração mostrando nossa responsabilidade no cuidado da natureza.

Por 45 anos, ele navegou por todo o planeta a bordo do seu navio chamado Calypso. Fez descobertas muito importantes: plantas e animais desconhecidos, restos fósseis e barcos naufragados no século III.

“Denise” era o nome de um explorador de profundidades criado pelo próprio Cousteau. Com ele, o mergulhador podia submergir até 300 metros e tinha capacidade para duas pessoas.

Cousteau fez mais de 150 documentários de suas expedições e, por causa de dois deles, ganhou até o prêmio Oscar. Além disso, também publicou mais de 60 trabalhos, entre livros e revistas.

Fonte: Revista Nosso Amiguinho – Setembro 2017